Regulamento I Torneio Futsal INEM – Delegação Regional Norte
1 – A organização do Torneio de Futsal do INEM Delegação Norte fica a cargo da Comissão Organizadora.
1.1 – Da comissão organizadora fazem parte os seguintes elementos:
André Feio (AFA)
André Fraga (ARF)
Marco Sá (MRS)
Orlando Marques (OMA)
Rui Gonçalves (RPG)
Comissão Disciplinar - André Feio (AFA) e Orlando Marques (OMA)
Tesoureiro – André Feio (AFA)
Organização – Marco Sá (MRS), André Fraga (ARF) e Rui Gonçalves (RPG)
1.2 – Será da responsabilidade da Comissão Organizadora, a realização dos sorteios/calendário de jogos, nomeação dos árbitros, delegado ao jogo e actualização das Tabelas Classificativas.
1.3 – Estrutura do Torneio de Futsal do INEM Delegação Norte
1.3.1 – Será realizado em fases de grupos e Play-off.
1.3.1.1 – A pontuação a ser atribuída por jogo é a seguinte:
Vitória = 3 pontos
Empate = 1 ponto
Derrota = 0 pontos
Em caso de empate na Classificação Final o desempate faz-se da seguinte forma e pela ordem que se segue:
1º Confronto Directo (resultado obtido no jogo entre as duas equipas empatadas);
2º Goal Average (diferença entre golos marcados e sofridos);
3º Golos Marcados (somatório dos golos marcados);
4º Disciplina (equipa melhor classificada neste prémio).
1.4 – A fase de grupos é constituída por 3 grupos de 4 equipas cada. Passam á fase seguinte os vencedores de cada grupo e o melhor segundo classificado dos 3 grupos. Em caso de empate entre segundos classificados, o desempate faz-se conforme número anterior.
1.5 – Após a fase de grupos, os vencedores de cada grupo e o melhor segundo classificado dos 3 grupos, disputam as Meias-Finais, Jogo de atribuição de 3º e 4º lugares e Final, em apenas 1 mão, conforme calendário a afixar.
1.6 - Todos os jogos serão no Pavilhão do CCD do Porto. Na impossibilidade dos jogos serem realizados no CCD Porto, a comissão indicará novo local para a realização dos mesmos.
1.7 - Os jogos têm a duração de 40 minutos, sendo 20 minutos para cada parte e 5 minutos de intervalo, sendo o tempo contabilizado sem interrupções (tempo corrido).
2 - Composição do Torneio de Futsal do INEM Delegação Norte.
2.1 – Cada equipa terá que inscrever um número mínimo de 5 jogadores sendo 20, o número máximo de inscrições.
Em cada jogo podem ser inscritos 12 jogadores no máximo e 5 no mínimo, sendo um deles Guarda-Redes e cada equipa deve apresentar um capitão.
2.2 – Cada equipa terá de ter 1 Responsável, cujas inscrições poderão ser cumulativas, mas devem estar mencionadas na respectiva folha de inscrição no inicio das provas.
2.3 – Constituição das equipas
2.3.1– Só é permitida a inscrição a funcionários do INEM e apenas uma equipa por grupo composta por elementos do respectivo grupo, salvo as excepções previstas nos pontos 2.3.2 e 2.4.
2.3.2 – Podem 2 ou mais grupos, na falta de jogadores suficientes para completar uma equipa, formarem uma só equipa.
2.3.3 – Os jogadores não podem transitar para outra equipa que não a do seu grupo, antes ou durante o Torneio.
2.4 – Será permitida a inscrição de uma equipa da Delegação e outra do CODU, sendo que a equipa Delegação pode incluir todos os funcionários do edifício da Delegação e todos os elementos da Logística e Telecomunicações.
2.5 – Serão permitidas equipas de VMER, desde que os seus elementos estejam efectivamente no serviço activo da respectiva VMER, não sendo permitida a inscrição a antigos elementos VMER.
3 – Atribuições da Organização;
3.1 – Conseguir o Pavilhão para a realização da Prova.
3. 2 – Nomear os Árbitros e delegados ao jogo.
3. 4 – Realizar o sorteio das provas.
3. 5 – Punir disciplinarmente os intervenientes ao jogo.
3. 6 – Decidir a inclusão ou exclusão de equipas.
4 – Os Jogos;
4.1 – Realização;
4.1.1 – Os jogos devem ser realizados mediante a ordem do calendário. Como se trata de um torneio contínuo, cada equipa ao terminar o jogo terá somente 10 minutos para ocuparem o balneário, assegurando a utilização do mesmo á equipa seguinte.
4.1.2 – O inicio dos jogos é à hora previamente marcada. Na falta de uma ou de ambas as equipas será atribuída falta de comparência á(s) mesma(s), no termos do numero 4.1.4
4.1.3 – Cada equipa para iniciar o jogo deve ter um mínimo de 5 jogadores sendo um deles Guarda-Redes, caso contrário será aplicada a regra do ponto 4.1.4
4.1.4 – A falta de comparência de uma equipa implica a adição de uma derrota na tabela classificativa, assim como a contabilização de 5 golos sofridos.
4.1.5 – A equipa que for reincidente na falta de comparência será excluída da prova, bem como serão considerados nulos todos os resultados e anulados os pontos/resultados alcançados até à data.
4.1.6 – Esta anulação também acontecerá, caso uma equipa decida abandonar ou desistir de qualquer jogo, ou se for excluída por decisão da Organização.
4.2 – Organização;
4.2.1 – Todas as equipas devem preencher correctamente as Fichas de Jogo, mencionando apenas quais os atletas presentes ao jogo e devolver a Ficha respectiva ao Delegado ao Jogo até 10 minutos antes do inicio do mesmo.
4.2.2 – Após o jogo, os Árbitros devem preencher a Ficha de Jogo, assina-la, solicitar a assinatura de ambos os capitães e encaminha-lha ao Delegado ao Jogo.
4.2.3 – Após o procedimento constante no número anterior, o Delegado ao jogo deve assinar e encaminhar a Ficha de Jogo para a Organização.
5 – Leis de Jogo;
5.1 – Os jogos do Torneio serão mediadas pelas Leis Oficiais de Futsal da FPF/FIFA salvo as excepções constantes neste Regulamento.
6 – Equipas e Equipamentos;
6.1 – As equipas deverão possuir equipamento de cor uniforme entre todos os elementos, à excepção dos Guarda-redes.
Devem utilizar material normalizado para a prática da modalidade, estando interdita a utilização de qualquer equipamento desaconselhável ou que constitua perigo para a integridade física dos intervenientes ao jogo.
Caso não utilizem cor uniforme, será facultado colete para o jogo.
6.2 – O não cumprimento do ponto anterior, impede o jogador em questão de jogar.
7 – A Arbitragem
7.1 – A equipa de arbitragem será composta por dois árbitros.
7.2 – Cada equipa poderá nomear um ou dois Árbitros no início do torneio.
7.3 – O controlo de tempo e das faltas acumuladas é da responsabilidade do árbitro principal, que pode delegar esta competência ao Delegado ao Jogo.
7.4 – Sempre que ocorra qualquer tipo de agressão à equipa de arbitragem e elementos da organização, por elementos de qualquer uma das equipas, sejam efectivos ou adeptos, esta será de imediato desclassificada do torneio.
7.5 – Os árbitros serão nomeados pela Organização, e colocada a sua distribuição juntamente com o calendário.
Em cada jogo nenhum dos árbitros pode ser das equipas que irão disputar o jogo em questão.
8 – Disciplina;
8.1 – Todos os comportamentos anti-desportivos praticados pelos intervenientes do Torneio serão punidos pela Comissão Disciplinar da Organização através da aplicação de jogos de suspensão ou da pena de erradicação, de acordo com a gravidade dos factos.
8.2 – São considerados comportamentos anti-desportivos os que advêm de uma conduta incorrecta para com o adversário, árbitros e/ou público dentro e fora do recinto de jogo.
8.3 – Cartões
8.3.1 - Cartão Amarelo: Advertência. Todos os atletas que acumulem durante as provas 3 (três) cartões amarelos, serão punidos com 1 (um) jogo de suspensão.
8.3.2 - Cartão Vermelho por acumulação: serão punidos com 1 (um) jogo de suspensão.
8.3.3 - Cartão Vermelho por expulsão. Todos os cartões vermelhos serão punidos no mínimo com 1 jogo de suspensão (no caso de uma falta meramente desportiva) ou mais jogos (no caso de indisciplina ou violência deliberada).
8.4 – Todos os castigos a aplicar serão da responsabilidade da Comissão Disciplinar da Organização e os elementos expulsos ficam automaticamente impedidos de participar no jogo seguinte, aguardarão até à decisão final, que será proferida na 48H posteriores ao término do jogo
8.5 – Todos os cartões exibidos durante o torneio não serão contabilizados para a Final nem para o jogo de atribuição de 3º e 4º lugares, afim de permitir que todos os jogadores participem.
9 - Disposições Gerais:
9.1 – As equipas devem inscrever-se, até 20 de Setembro, inscrevendo todos os jogadores, responsável e arbitro, e apresentar o pagamento de 80 euros, relativos ao aluguer do campo, bolas e coletes.
9.2 – A comissão do Torneio de Futsal do INEM Delegação Norte não se responsabiliza por possíveis lesões físicas ou outras que ocorram no decorrer das provas, ficando cada equipa responsável pela obtenção de seguro próprio para os devidos efeitos, os responsáveis das equipas participantes ficam obrigados a comunicar este ponto a todos os seus atletas.
9.3 – A comissão do Torneio de Futsal do INEM Delegação Norte não se responsabiliza pela falta de quaisquer valores e/ou objectos susceptíveis de serem furtados.
9.4 – As equipas serão responsáveis por preservar as instalações desportivas e assumem pagar os danos causados à entidade responsável pelo Pavilhão.
9.5 – Só é permitido o acesso e permanência na zona dos balneários e na zona de substituições (bancos de suplentes), aos elementos e atletas das respectivas equipas, sendo interdito o acesso a quaisquer elementos alheios à prova.
9.6 – A Organização reserva o direito como atrás foi referido de desclassificar qualquer jogador ou equipa por actos de indisciplina.
9.7 – A inscrição e participação no torneio pressupõem a aceitação do conteúdo integral deste Regulamento.
A Organização é soberana nas suas decisões e quaisquer actos omissos delibera o bom senso da Organização.
10 – Objectivos
Os objectivos do Torneio de Futsal do INEM Porto são:
• Fomentar o convívio entre os funcionários do INEM;
• Promover a prática do desporto
• Desenvolver a coesão dos vários grupos
• Ser um meio de diversão para combater o stress laboral
• Dinamizar o espírito de grupo
Desejamos Boa Sorte a todas as equipas e apelamos ao FAIR PLAY.
Dimensões
O campo de jogo deve ser rectangular. O comprimento das linhas laterais deve ser superior ao das linhas de baliza.
Comprimento: | mínimo | 25 m |
máximo | 42 m | |
Largura: | mínimo | 15 m |
máximo | 25 m |
Jogos Internacionais
Comprimento: | mínimo | 38 m |
máximo | 42 m | |
Largura: | mínimo | 18 m |
máximo | 22 m |
Marcação do campo
O campo de jogo deve ser marcado com linhas Essas linhas fazem parte das áreas que delimitam. As duas linhas de demarcação mais compridas chamam-se linhas laterais e as mais curtas denominam-se linhas de baliza.
As linhas de marcação deverão ser visíveis com uma largura mínima de 5 cm e máxima de 8 cm.
O campo de jogo é dividido em duas metades pela linha de meio campo. O ponto central é marcado ao meio do campo. À desse ponto é traçado um círculo de 3 metros de raio.
Área de grande penalidade
Em cada topo do campo, a 6 metros de distância de cada poste da baliza, será traçado um semi-círculo perpendicular à linha de baliza, o qual se prolongará no interior do campo com um raio de 6 metros.
A parte superior deste semi-círculo será uma linha de 3,16 metros de largura, exactamente paralela à linha de baliza entre os dois postes da baliza.
O espaço compreendido no interior deste semi-círculo denomina-se área de grande penalidade.
Marca de grande penalidade
Sobre uma linha imaginária perpendicular ao meio da linha de baliza entre os postes, e a 6 metros desta linha, será feita de forma visível, uma marca que se denominará marca de grande penalidade.
Segunda marca de grande penalidade
Sobre uma linha imaginária, perpendicular ao meio da linha de baliza entre os postes e a 10 metros desta linha, será feita de forma visível, uma marca que se denominará segunda marca de grande penalidade.
Arco de círculo de canto
A partir da intersecção da linha de baliza com a linha lateral será traçado, no interior do campo, um quarto de círculo com um raio de 25 cm.
Zona de substituições
A zona de substituições situa-se do mesmo lado em frente de cada banco dos técnicos e substitutos, dessa mesma equipa, ou seja no lado do meio campo de cada equipa que actua como defensora.
Esta zona será marcada com duas linhas de 40 cm para o interior da superfície de jogo e de 40 cm para o exterior.
Situando-se logo a seguir à zona livre do cronometrista, a 5 metros de um lado e do outro da linha de meio campo, prolongando-se à mesma distância para a linha de baliza.
As balizas
As balizas são colocadas no centro de cada linha de baliza
Elas são constituídas por dois postes verticais colocados a igual distância do vértice da linha de baliza com a linha lateral e unidas ao alto por uma barra transversal.
A distância que separa os dois postes é de 3 metros e o bordo inferior da barra transversal situa-se a 2 m do solo.
Os dois postes e a barra transversal devem ter a mesma largura e espessura, as quais não devem exceder os 8 cm. A linha de baliza tem a mesma largura do que os postes e a barra transversal.
Poderão ser aplicadas redes presas às balizas e ao solo por trás da baliza com a condição de serem convenientemente colocadas num suporte de 80 cm na parte superior e no solo de 100 cm, de maneira a não prejudicar o guarda-redes.
Segurança
As balizas podem ser portáteis mas devem ser fixadas ao solo fundamentalmente durante o jogo.
A superfície de jogo
A superfície de jogo deve ser lisa e desprovida de rugosidades. Recomenda-se a utilização de pavimento em madeira ou material sintético, desaconselhando-se o cimento ou o asfalto.
Decisões
Decisão 1
Se eventualmente a superfície de jogo tiver uma linha de baliza de 15-16 metros, o raio do semi-círculo a que se refere a Lei será de 4 metros. Neste caso, a marca de grande penalidade deixa de estar na linha que define a área de grande penalidade para ficar a uma distância de 6 metros do ponto central entre os postes da baliza e equidistantes destes.
Decisão 2
Para os jogos internacionais não é permitida a utilização de campos de relva natural, sintética ou de terra batida.
Decisão 3
Pode traçar-se uma marca no exterior da superfície de jogo, a 5 m do vértice da linha de baliza com a linha lateral, perpendicularmente à linha de baliza para materializar a distância a observar pelo adversário quando da execução dum pontapé de canto.
Decisão 4
Os bancos dos técnicos e suplentes situam-se imediatamente a seguir à zona livre do cronometrista.
LEI II - A BOLA
Definições e dimensões
Característica da bola:
Substituição de bola defeituosa
Se a bola rebenta ou se deforma no decurso do jogo:
Se a bola rebenta ou se deforma quando não está em jogo, antes da execução dum pontapé de saída, lançamento de baliza, pontapé de canto, pontapé-livre, pontapé de grande penalidade ou de um pontapé de linha lateral:
A bola só pode ser substituída durante o jogo com autorização do árbitro.
Decisões
Decisão 1
Bolas de feltro não são permitidas em jogos internacionais.
Decisão 2
Quando largada de uma altura de 2 metros, a bola não poderá saltar mais de 65 cm, nem menos de 50 cm, quando do primeiro ressalto.
Permite-se a utilização de outro tipo de bolas (nº5, com menos ressalto, mais peso, etc). No entanto, em jogos internacionais só poderá ser utilizada a bola descrita na Lei.
Para os jogos das competições da FIFA e dos jogos de competição da responsabilidade de Confederações, só podem utilizar bolas que tenham sido submetidas a verificação e que cumpram o mínimo de requisitos especificados na Lei 2. A aprovação do uso de uma bola nas competições acima referidas dependerá que se mencione, para indicar que cumpre o mínimo de requisito técnicos:
(Junto com outras indicações semelhantes de conformidade técnica, tal como o solicita a FIFA).
Em todos os demais jogos a bola deverá satisfazer as exigências da Lei 2. As Associações Nacionais ou algumas competições podem exigir a utilização de bolas munidas de umas das designações acima mencionadas.
LEI III - NÚMERO DE JOGADORES
Jogadores
O jogo será disputado por duas equipas compostas cada uma por 5 jogadores no máximo, dos quais um será o guarda-redes.
Processo de substituição
Podem ser utilizados substitutos em qualquer jogo que seja jogado de acordo com o regulamento de uma competição ao nível da F.I.F.A., duma Confederação ou duma Federação Nacional.
O número máximo de jogadores substitutos é de sete.
É autorizado um número indeterminado de substituições.
Um jogador que tenha sido substituído pode voltar ao campo para substituir outro qualquer jogador.
Uma substituição pode efectuar-se sempre, esteja ou não a bola em jogo. Convém observar as seguintes disposições:
O guarda-redes pode trocar de posto com outro qualquer jogador, mas somente se um dos árbitros for disso previamente informado.
Infracções/Sanções
Se um suplente penetra na superfície de jogo, antes que o jogador que é substituído sair completamente:
Se durante uma substituição, um substituto penetra na superfície de jogo ou um jogador deixa a superfície de jogo sem passar pela zona de substituições:
Decisões
Decisão 1
O número de jogadores para se poder iniciar um jogo é de 5 jogadores por cada equipa.
Decisão 2
No caso de expulsão de jogadores, o jogo deverá terminar se, por parte de uma equipa ou de ambas, não houver mais que 2 jogadores na superfície de jogo.
LEI IV - EQUIPAMENTO DOS JOGADORES
Segurança
O equipamento usado pelos jogadores não deve em nenhum caso apresentar qualquer perigo para eles próprios ou para os outros. Isto aplica-se também a objectos de todos os géneros.
Equipamento base
O equipamento de base do jogador compreende:
A utilização de calçado é obrigatória.
Numeração das camisolas
Nas partidas internacionais, a numeração também será colocada na frente das camisolas em tamanho mais pequeno.
Caneleiras
Guarda-redes
Se o guarda-redes trocar de posto com um seu colega, para além da camisola, terá que trocar as calças por calções curtos, mantendo o mesmo número. O substituto também mantém o seu próprio número na camisola de guarda-redes.
Por qualquer infracção a esta Lei:
LEI V - O ÁRBITRO
A autoridade ao árbitro
O jogo disputa-se sob o controle dum árbitro que dispõe de toda a autoridade necessária para velar pela aplicação das Leis do Jogo no quadro do jogo, que é chamado a dirigir. desde a sua entrada no recinto onde se encontra o rectângulo de jogo e acaba quando o tiver abandonado.
Competências e obrigações
O árbitro deve:
Decisões do árbitro
As decisões do árbitro sobre os factos relacionados com o jogo não têm apelo.
Decisões
Decisão 1
Se o árbitro e o segundo árbitro assinalam uma falta simultânea e sobre a qual estão em desacordo, em referência, a qual das equipas pertencerá a bola, a decisão do árbitro é que prevalece.
Decisão 2
O árbitro e o segundo árbitro poderão advertir ou expulsar, mas, se existir desacordo entre eles, deverá prevalecer a decisão do árbitro.
LEI VI - O segundo árbitro
Deveres
Será designado um segundo árbitro, que se deslocará no lado oposto do árbitro.
O segundo árbitro está autorizado a utilizar um apito.
O segundo árbitro ajudará o árbitro a controlar o jogo de acordo com as Leis do Jogo.
O segundo árbitro também:
No caso de injustificada ingerência do segundo árbitro, o árbitro deve dispensar os seus serviços e tomar as medidas necessárias para a sua substituição. Do facto dará conhecimento à entidade competente.
LEI VII - O cronometrista e o terceiro árbitro
Deveres
Deverão ser designados um cronometrista e um terceiro árbitro que se colocarão no exterior da superfície de jogo na direcção da linha de meio campo, do mesmo lado das zonas de substituições.
O cronometrista e o terceiro árbitro deverão estar munidos de um cronómetro adequado, que deverá possuir todas as funções necessárias para o controlo das faltas acumuladas, o qual será fornecido pela associação ou pelo clube cujo o pavilhão o jogo deve ser disputado.
Cronometrista
O terceiro árbitro
O terceiro árbitro ajudará o cronometrista e terá as seguintes funções:
No caso de injustificada ingerência do cronometrista ou terceiro árbitro, o árbitro deve dispensar os seus serviços e tomará as medidas necessárias para a sua substituição. Do facto dará conhecimento à entidade competente.
Por lesão ou doença, o terceiro árbitro pode substituir o árbitro ou o segundo árbitro.
Decisões
Decisão 1
É obrigatório a utilização de um cronometrista e do terceiro árbitro no caso de jogos internacionais.
Decisão 2
Para os jogos internacionais o cronómetro utilizado deverá possuir todas as funções necessárias a cronometragem precisa, um dispositivo para cronometrar em simultâneo os (dois) minutos de período de expulsão de (quatro jogadores e para poder controlar a acumulação de faltas por cada equipa em cada parte do jogo).
LEI VIII - Duração do jogo
Partes do jogo
O jogo compreenderá dois períodos iguais de 20 (vinte) minutos cada um.
O controlo do tempo far-se-á sob a responsabilidade de um cronometrista, cujas funções se especificam na Lei 7.
A duração de cada período deverá ser prolongada para permitir a execução de um pontapé de grande penalidade.
Tempo morto
As equipas têm a possibilidade através do treinador, de pedir um minuto de tempo morto em cada um dos períodos, e deverão ser respeitados os seguintes princípios:
Intervalo
O intervalo não deve exceder os 15 minutos.
LEI IX - Pontapé de saída e recomeço do jogo
Preliminares
A escolha dos campos é determinada por um sorteio efectuado por meio de uma moeda. A equipa favorecida pela sorte escolhe a baliza em direcção à qual atacará durante a primeira parte. À outra equipa será atribuído o pontapé de saída do jogo.
A equipa que escolheu o campo efectuará o pontapé de saída na segunda parte do jogo.
No começo da segunda parte do jogo, as duas equipas trocarão de campo e atacam em direcção da baliza adversário.
Pontapé de saída
O pontapé de saída é um processo de começar a partida ou recomeçar o jogo:
Pode-se obter um golo directamente dum pontapé de saída.
Procedimento
Quando uma equipa marcar um golo, será a equipa que sofreu o golo que procede ao novo pontapé de saída.
Infracções / Sanções
Se o executante do pontapé de saída jogar a bola uma segunda vez antes que esta seja tocada por outro jogador:
Por qualquer outra infracção ao procedimento do pontapé de saída:
Bola ao solo
Depois de uma interrupção temporária do jogo provocada por uma causa não prevista nas Leis do Jogo, o jogo deve ser recomeçado com uma bola ao solo.
Procedimento
O árbitro deixa cair a bola no solo no local onde ela se encontrava no momento da interrupção, salvo se a bola se encontrava no interior da área de grande penalidade, caso em que a bola ao solo, será executada sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do sítio onde a bola se encontrava no momento da interrupção. O jogo recomeça logo que a bola toque no solo.
Infracções / Sanções
O lançamento da bola ao solo deve ser repetido se:
LEI X - Bola em jogo e bola fora
Bola fora de jogo
A bola está fora de jogo quando:
Bola em jogo
A bola está em jogo em todas as outras situações, inclusive quando:
ou
Decisões
Quando um jogo está sendo jogado em recinto fechado e a bola acidentalmente bata no tecto, na zona de jogo, o jogo é reiniciado com um pontapé de linha lateral, a favor da equipa oposta à que tocou a bola em último lugar.
Será executado um pontapé de linha lateral, no ponto mais próximo onde a bola tocou no tecto na sua perpendicular.
LEI XI - Marcação de golos
Golo marcado
Um golo é marcado quando a bola transpõe completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da barra, sem que tenha sido intencionalmente lançada ou transportada com as mãos ou braços, incluindo o guarda-redes adversário, desde que nenhuma infracção às Leis do Jogo tenha sido previamente cometida pela equipa a favor da qual o golo será marcado.
Equipa vencedora
A equipa que marcar maior número de golos durante o encontro será a vencedora. Quando as duas equipas marcarem o mesmo número de golos ou não marquem nenhum, o jogo será declarado empatado.
Regulamento das competições
Para os jogos que terminem empatados, os regulamentos das competições podem prever disposições relativas aos prolongamentos ou a outras formas aprovadas pelo International F.A. Board que permitam determinar o vencedor do encontro.
LEI XII - Faltas e comportamento anti-desportivo
As faltas e comportamentos anti-desportivos devem ser sancionados como a seguir se descreve.
Pontapé-livre directo
Um pontapé-livre directo será concedido à equipa adversária do jogador que no entender do árbitro cometa, por negligência, por imprudência ou por excesso de combatividade, uma das seis faltas seguintes:
Um pontapé livre directo será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que cometa uma das quatro faltas seguintes:
Todos os pontapés-livres directos devem ser executados no local em que as faltas foram cometidas.
Todas as faltas sancionadas são acumuláveis.
Pontapé de grande penalidade
Uma grande penalidade será concedida quando uma destas dez faltas seja cometida por um jogador dentro da sua própria área de grande penalidade, não obstante o local em que a bola se encontre nesse momento, desde que esteja em jogo.
Pontapé-livre indirecto
Um pontapé-livre indirecto será igualmente concedido à equipa adversária do guarda-redes que, cometa urna das faltas seguintes:
Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária do jogador que, no entender do árbitro:
O pontapé-livre indirecto deve ser executado no local em que a infracção foi cometida, a menos que a mesma seja praticada no interior da área de grande penalidade, pois neste caso o pontapé-livre indirecto será executado sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do sítio onde a infracção foi cometida.
Sanções disciplinares
Faltas passíveis de advertência
Um jogador deve ser advertido (cartão amarelo) quando cometa uma das sete faltas seguintes:
Por qualquer das infracções cometidas um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária no local da infracção.
Salvo se foi praticado no interior da área de grande penalidade, pois neste caso o pontapé-livre indirecto será executado sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do sítio onde a infracção foi cometida. Além da sanção, será feita a correspondente advertência, a não ser que uma infracção mais grave às Leis do Jogo houver sido praticada.
Faltas passíveis de expulsão
Um jogador deve ser expulso do terreno de jogo (cartão vermelho) quando cometa uma das sete faltas seguintes:
Se o jogo for interrompido por causa da expulsão de um jogador por uma das faltas em 6 e 7, sem que haja sido praticada qualquer outra infracção às Leis do Jogo, o jogo será recomeçado por um pontapé-livre indirecto concedido à equipa adversária e executado no local da infracção. Salvo se foi praticado no interior da área de grande penalidade, pois nestes caso o pontapé-livre indirecto será executado sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do sítio onde a infracção foi cometida.
Decisões
Em caso de expulsão, o jogador expulso não pode voltar ao jogo em curso nem sentar-se no banco dos substitutos. A sua equipa poderá ser completada dois minutos após a expulsão, salvo ser for marcado um golo antes de terminar os dois minutos, e após autorização do cronometrista.
Se tal acontecer, haverá que ter em consideração os pontos seguintes:
LEI XIII - Pontapés livres
Tipos de pontapés-livres
Os pontapés-livres classificam-se em directos e indirectos.
Tanto para o pontapé-livre directo como para o indirecto. a bola deve estar imóvel no momento de a pontapear e o executante não deve tocar a bola uma segunda vez antes que esta tenha sido jogada por um outro jogador.
Pontapé-livre directo
Pontapé-livre indirecto
Posição nos pontapés-livres
Infracções / Sanções
Quando um jogador da equipa adversária não se encontra à distância obrigatória quando da execução de um pontapé-livre:
Quando a bola entra em jogo e o executante toca a bola uma segunda vez (sem ser deliberadamente com as mãos) antes que esta tenha sido tocada por outro jogador:
Se o pontapé livre não for executado dentro de 4 segundos:
Sinalética
Pontapé-livre directo
Para indicar que se trata de uma infracção para pontapé-livre directo, o árbitro mantém um braço apontando na horizontal indicando a direcção e o outro local da infracção, para que o terceiro árbitro ou o cronometrista saiba que se trata de uma infracção acumulável.
Pontapé-livre indirecto
O árbitro para indicar que o pontapé-livre é indirecto, deverá manter levantar o braço acima da cabeça, na vertical. Manterá o braço nessa posição desde que dê o sinal para a execução até que a bola seja tocada por qualquer outro jogador ou a mesma tenha saído do terreno de jogo.
LEI XIV - Faltas acumuladas
Faltas acumuladas
Posição nos pontapés-livres
Nos pontapés livres concedidos para as primeiras cinco faltas cometidas:
Procedimento a partir da sexta falta acumulada registada para cada equipa.
Procedimento
Infracções / Sanções
Se uma infracção a esta Lei for cometida por um jogador da equipa defensora:
Por qualquer infracção cometida por um colega do executante:
O jogador executante do pontapé-livre se infringir esta Lei depois da bola estar em jogo:
LEI XV - Pontapé de grande penalidade
Um pontapé de grande penalidade deve ser assinalado contra a equipa que cometa, dentro da sua própria área de grande penalidade e no momento em que a bola esteja em jogo, uma das dez faltaspunidas com pontapé-livre directo.
Um golo pode ser marcado directamente dum pontapé de grande penalidade.
Um tempo suplementar deve ser concedido para que o pontapé de grande penalidade deva ser executado no final de cada uma das partes do tempo regulamentar ou no final de cada uma das partes do prolongamento.
Posição da bola e dos jogadores
A bola:
O jogador executante do pontapé de grande penalidade:
O guarda-redes da equipa defensora:
Os restantes jogadores devem encontrar-se:
Execução
Quando um pontapé de grande penalidade é executado ou repetido durante o tempo regulamentar ou durante o prolongamento previsto no final da primeira parte ou no final do jogo para permitir a sua execução, o golo será válido se, antes de passar entre os postes da baliza e por baixo da barra transversal:
Infracções/Sanções
Se uma infracção a esta Lei for cometida por um jogador da equipa defensora:
Por qualquer infracção cometida por um colega do executante:
O jogador executante do pontapé de grande penalidade se infringir esta Lei depois da bola estar em jogo:
LEI XVI - Pontapé de linha lateral
O pontapé de linha lateral é uma forma de repor a bola em jogo.
De um pontapé de linha lateral não pode ser mar-ado golo directamente.
Um pontapé de linha lateral é concedido:
Posição da bola e dos jogadores
O jogador executante
Os jogadores adversários
Execução
Infracções/ Sanções
Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária se:
O jogador executante do pontapé de linha lateral. se tocar uma segunda vez na bola depois de estar em jogo. sem ter sido jogada ou tocada por um outro jogador.
Será concedido um novo pontapé de linha lateral se:
LEI XVII - Lançamento de baliza
O lançamento de baliza é uma das formas de recomeço do jogo.
Um golo não pode ser marcado directamente de um lançamento de baliza.
Um lançamento de baliza será concedido quando:
Execução
Infracções/Sanções
Se a bola não for posta em jogo directamente para fora da área de grande penalidade:
Se o guarda-redes, uma vez que tenha posto a bola em jogo, voltar a jogar a bola antes de outro jogador a tocar ou jogar:
Se o guarda-redes, uma vez que tenha posto a bola em jogo, a receber de volta de um colega de equipa, sem que a bola tenha primeiro passado a linha de meio campo ou tenha sido tocada ou jogada por um adversário:
Se o lançamento de baliza não for efectuado dentro dos 4 segundos, a partir do momento em que o guarda-redes ficou de posse da bola, no interior da sua área de grande penalidade, e desde que os jogadores adversários lá não se encontrem.
LEI XVIII - Pontapé de canto
O pontapé de canto é uma forma de recomeçar o jogo.
Um golo pode ser marcado directamente de um pontapé de canto, mas unicamente contra a equipa adversária.
Um canto é assinalado quando:
Execução
Infracções/Sanções
Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária:
Por qualquer outra infracção a esta Lei:
Regra dos 4 Segundos
Situações em que se aplica:
Situações em que não se aplica:
Pontapés da marca de grande penalidade
Os pontapés da marca de grande penalidade são um processo para determinar o vencedor quando o regulamento da competição exige que haja uma equipa vitoriosa no final de um jogo que terminou empatado.
Procedimento
Execução